sábado, 17 de junho de 2017

Antrovista: Jonas Carreira

Nosso amigantro é escritor, cronista, poeta, educador e professor de história. Ele participou 
de duas antologias e participando de dois blogs.
Com vocês, Jonas Carreira!



Antro Literário- Jonas, como foi sua juventude? Os livros fizeram parte na sua rotina?
Jonas Carreira- Minha juventude foi com muitas peladas na rua, bolas de gude e coleção de figurinhas de times de futebol. Algo raro no mundo tecnológico de hoje. Apesar de fazer parte de uma família de escritores, os livros não fizeram parte da minha rotina nesta época.

Antro Literário- Qual o livro que mais impactou na sua vida naquela época?
Jonas Carreira- Sempre admirei, nesta época, as obras literárias do meu avô, Evandro Carreira, sendo assim, faço homenagem, nesta pergunta, ao seu livro “Amazônia – usina de alimentos para o terceiro milênio”, à sua série de livros “recado amazônico” e ao livro “quimera” do meu tio, Suriman B. Carreira.

Antro Literário- Que tipo de conteúdo precisa ter em um livro para prender a sua atenção?
Jonas Carreira- Gosto de conteúdos sociais que revelam contradições entre classes.

Antro Literário- Como é a sua rotina de marketing e divulgação literária?
Jonas Carreira- Escrevo por meio de blog e compartilho os conteúdos na minha página do face. Divulgo nos finais de semana.

Antro Literário- Qual livro que você leu que acha que daria um bom filme?
Jonas Carreira- Sociedade brasileira: uma história (Aquino Rubim Santos Leão).

Antro Literário- E qual filme acha que seria melhor contado em um livro?
Jonas Carreira- Expresso do amanhecer.

Antro Literário- Sua formação em História o auxilia em que aspecto na criação de seus poemas?
Jonas Carreira- Ah, sim, auxilia muito! Eu diria que toda a área de humanas é um incentivo para fazer arte. História, principalmente! A história social é uma inspiração para o poeta. Fazer poesia é elaborar um documento histórico.

Antro Literário- Se a sua vida fosse um romance de ficção, qual seria o título?
Jonas Carreira- Socializar é uma utopia, viva utopicamente.

Antro Literário- Qual escritor você gostaria de ter como vizinho?
Jonas Carreira- Patativa do Assaré.

Antro Literário- Qual a sua experiência literária mais marcante?
Jonas Carreira- Ter recebido o elogio do escritor Gilberto Martins na antologia palavra é arte, ser colunista do blog amante literário, cada curtida que recebo na minha página, está entrevista, são experiências marcantes para meu ego como poeta. No entanto, a maior experiência, foi quando eu percebi que minhas maiores inspirações foram tiradas das coisas simples da vida.

Antro Literário- Qual projeto literário está em andamento que queira nos contar?
Jonas Carreira- Pretendo, este ano, concluir meu livro (independente) de poesias e participar de outra antologia. Tenho um projeto em mente de criar um jornal impresso, que englobe toda a cultura e a arte dentro da periferia de Brasília (minha cidade), mas isso ainda está em mente. Quero transformar em realidade mais pra frente...

Antro Literário- Que sonho LITERÁRIO realizaria se ganhasse na loteria?
Jonas Carreira- Ah, concluiria meu escritório com todos os livros da minha lista e daria início ao projeto do jornal impresso. Faria algum projeto de ajuda a poetas independentes, que fazem da rua inspiração para a poesia.

Antro Literário- Quais os meios de contato (e-mails, sites, blogs, redes sociais, etc) para os leitores conhecerem você, suas obras e projetos?
Jonas Carreira- Email: jonasmcarreira@hotmail.com
Blog pessoal: criticapermanente.blogspot.com.br
Facebook: Facebook.com/jonasmcarreira


Por Leo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário