quinta-feira, 8 de junho de 2017

Antrovista: Vagner Xavier

Nosso amigantro é escritor, poeta e cronista. Ele já publicou três livros de poesias: "Mais Uma Noite (Multifoco), "Agridoce" (Protexto) e "Águas Caladas" (Penalux). Ele é membro de quatro associações literárias, participou de mais de 13 antologias nacionais e internacionais, sendo portador de cinco premiações. Também é filiado em cinco academias de letras.
Com vocês, Vagner Xavier.



Antro Literário- Vagner, como foi sua adolescência? Os livros fizeram parte na sua rotina?
Vagner Xavier- Foi um período crítico e caótico e ao mesmo tempo tranqüilo, sempre tive uma boa família e uma boa educação, mas você sabe que essa época é complicada, ainda mais nos tempos de colégio, a gente fazia muita bagunça, vivia fora das salas de aula, eu me dedicava muito aos esportes, futebol e skate em especial, ambos eu era muito bom. Sobre os livros, eles foram
fazer parte da minha vida pós essa época do colegial, mais na época da faculdade, fui pegar gosto pela leitura na fase mais adulta, na adolescência tinha coisas mais dinâmicas pra fazer.

Antro Literário-  Qual o livro que mais impactou na sua vida naquela época?
Vagner Xavier- Tem dois, Memórias Póstumas de Brás Cubas e O Cortiço de Aluisio Azevedo.

Antro Literário-  Que tipo de conteúdo precisa ter em um livro para prender a sua atenção?
Vagner Xavier- Gosto do estilo Beat, aquele criado por Jack Kerouac, Neal Cassady, Allen Ginsberg, mas o conteúdo tem que ser caótico, gosto de textos de caráter autobiográfico que o Bukowski e Fante escreviam muito bem, pra chamar a minha atenção além da qualidade tem que ser algo meio que incomum, fora do trivial.

Antro Literário-  Como é a sua rotina de marketing e divulgação literária?
Vagner Xavier- Então rapaz, eu uso todos os tipos de redes sociais possíveis, facebook, instagram, twitter, blogs, e até o whatsapp, minha rotina de mkt, bom tenho dois projetos literários e ambos contam com um design, e usamos muitos as mídias, então sempre estou criando eventos e divulgo muito no facebook também.

Antro Literário-  Você costuma seguir um ritual especial para escrever, como ouvir música, estar em ambiente fechado, etc?
Vagner Xavier- Às vezes sim, às vezes não, tem vezes que escrevo quando estou trabalhando, ou trabalho um poema de dois a três dias e depois escrevo ele, mas é legal ouvir música e escrever poemas, mas eu escrevo aonde eu estiver com a inspiração, já escrevi poemas durante uma sessão de
bebedeiras e até mesmo em uma mesa de um bar frente ao mar.

Antro Literário-  Se a sua vida fosse um romance de ficção, qual seria o título?
Vagner Xavier- ”Preciso fazer alguma coisa se não eu já era” frase de um Romance de Jack Kerouac, Big Sur.

Antro Literário-  Qual escritor você gostaria de ter como vizinho?
Vagner Xavier- Escritores são um porre cara! Mas deixa eu pensar em um...acho que o Anton Tchekhov, ele pra mim é um dos maiores escritores de todos os tempos, e pelo que escrevia parecia ser um cara tranqüilo que se preocupava muito com a natureza, a harmonia das coisas e com a humanidade.

Antro Literário-  Qual a sua experiência literária mais marcante?
Vagner Xavier- Eu acredito que seja os varais poéticos que eu faço, tem toda a interação com a galera,te pagam cerveja, compram seus livros, eles gostam, levam poemas pra casa, já me disseram umas 4 ou 5 vezes que os poemas salvaram a vida delas e etc...

Antro Literário-  Qual projeto literário está em andamento que queira nos contar?
Vagner Xavier- Eu tenho dois, um que se chama O Capitão voltou, é um blog e um varal poético que eu faço em média uma vez por mês, que são poesias curtas, haicais e o outro é o Coletivo Anestesia, que conta comigo e outros três escritores, Aldo Moraes, Valdir Rodrigues e o cara que faz parte também do nosso grupo lá do whatsapp o super talentoso Renan Henrique, além de contar com o Ne Joaquim no design.
Estou finalizando um novo livro de poemas também.

Antro Literário-  Que sonho LITERÁRIO realizaria se ganhasse na loteria?
Vagner Xavier- Acredito que seria editor, teria minha própria editora e apostaria em grandes talentos da literatura, teria uma editora independente mas que pague uma boa porcentagem pra esses novos escritores independentes, cara tem muito escritor de gaveta que é gênio e nem sabe.

Antro Literário-  Quais os meios de contato (e-mails, sites, blogs, redes sociais, etc) para os leitores conhecerem você, suas obras e projetos?
Vagner Xavier- e-mail : vagnertiago@yahoo.com.br
Site: vagnerxavier.wix.com/vagnerxavier
www.vagnerxavier.wordpress.com
https://www.instagram.com/xaviervagner/
https://www.facebook.com/vagnerxavierpoet/
http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=48587
http://www.overmundo.com.br/perfis/vagner-xavier

Por Leo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário